Aprenda Como Fazer Uma Horta Em Casa

Ter uma horta em casa é um verdadeiro privilégio. Poder cultivar alguns legumes, verduras é, além de muito prazeroso, uma maneira bacana de comer alimentos plantados por suas próprias mãos e ainda por cima desfrutar de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos que tanto fazem mal a saúde. Um luxo só, não é mesmo?

​É de fato muito compensador saber que se, caso precise de tomates ou coentro, é possível buscá-los fresquinhos, fresquinhos bem pertinho!

​Essa tradição de horta feita em casa é antiga. Vem desde os tempos de seus avós. Muitas pessoas ainda hoje adoram fazer esse tipo de plantação. Deixa o quintal ou o jardim com um visual bem mais agradável.

Mas será que você sabe como fazer uma horta em casa? A princípio parece fácil, certo? Bom, pode-se dizer que não se trata de algo de extrema dificuldade, mas é necessário ter o conhecimento apropriado para que a sua plantação possa vingar e ter a floração e frutos que merece!

Quer aprender a fazer uma horta em casa? Então, preste atenção em algumas dicas para tornar o seu quintal um ambiente ainda mais aconchegante e, sem dúvida, repleto de hortaliças nutritivas. Vejamos:

Horta em casa - Dica 1

Se você dispõe de um quintal, ainda que pequeno, já é um excelente começo. Preparar o terreno é o primeiro passo. O ideal é você se informar com especialistas sobre o tipo de terra adequada para fazer as plantações.

Certo, e se o terreno for todo de cimento, o que fazer? Não tem problema! Sabe aqueles vasinhos de barro ou aquelas garrafas pet que são facilmente encontradas? Pois bem, esses instrumentos já servem para montar a sua horta em casa.

Sério? Com certeza! E isso é ótimo também para quem mora em lugares pequenos, como apartamento, por exemplo. Muitas plantas se adaptam a vasinhos pequenos e rasos.

Só vale lembrar que esses objetos que servirão para colocar as plantas devem ser totalmente preenchidos com terra, pois assim evita a proliferação de larvas de mosquitos.

Horta em casa - Dica 2

A sua dúvida é sobre o tipo de material que deve ser colocado nos vasos? O mais adequado é misturar a terra com matéria orgânica, proveniente da minhoca. Esse composto é altamente rico em sais minerais, ou seja, tudo o que sua horta necessita para crescer e render excelentes resultados.

É importante saber também o que exatamente você quer plantar. Ao ter essa escolha definida, você já saberá exatamente cada tipo de terra específica para as sementes.

Algumas plantas são mais fáceis de se adequar ao ambiente, portanto dê preferência a essas:

  • Cebolinha
  • Salsinha
  • Manjericão
  • Orégano
  • Alface
  • Hortelã
  • Coentro
  • Alecrim
  • Dependendo do seu espaço cenoura, rabanete, beterraba, tomate e berinjela também são indicadas.

Horta em casa  - Dica 3

Bom, agora que você já sabe os instrumentos necessários para preparar a sua horta, bem como quais os tipos de plantas que são mais adequadas para esse plantio, o próximo passo é saber cultivar.

Tão importante quanto plantar é manter a sua horta bem cuidada, pois é somente com a devida manutenção que a sua plantação vai adiante.

​O mais bacana dessa última etapa é que não existe mistério. Basta regar a horta diariamente, de forma a deixar a terra úmida, mas não encharcada.

​É natural que apareçam algumas ervas daninhas para acabar com a sua horta. E o que fazer nesse caso? Usar inseticidas não é uma atitude bacana, visto que pode comprometer a sua plantação. Então, faça você mesmo a retirada delas!

Viu como é simples fazer a sua própria horta em casa? Basta apenas saber os caminhos certos para fazer uma excelente plantação e colher os frutos de seu trabalho.

Olha só que legal, não é verdade?

​Agora compartilhe com seus amigos e deixe essas dicas para eles também!

Sucesso!

Como Fazer uma Horta Orgânica

Se você deseja mais detalhes de como montar sua horta orgânica em canteiros ou vasos, faça esse curso online! 

Tudo que você precisa!! Clique no botão abaixo e saiba mais!​